DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


O paradigma da inclusão pressupõe que a escola atenda a todos os estudantes, sem discriminação ou segregação, para tanto é necessário que a escola por meio de seus profissionais:

 

Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas:

 

(   ) Organize seus espaços e tempos educacionais para todos e cada um.

(   ) Flexibilize e disponha de metodologias e práticas inclusivas, considerando as diferenças individuais.

(   ) Proceda com a ressignificação dos conceitos e práticas educacionais.

(   ) Reflita sobre os princípios e práticas educativas e repensar os objetivos educacionais.

(   ) Promova uma mudança de paradigma que perpassam pelo desafio pessoal, profissional, institucional, político e pedagógico.

 

Marque a sequência correta:


V, V, F, V, V


V, V, F, F, V


V, F, F, V, V


V, V, V, V, V


F, F, F, V, V

Conforme apresentado no capítulo em estudo, o Transtorno do Espectro Autista é definido pelo Ministério da Educação e classificado pela organização Mundial da Saúde como, EXCETO:


Uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.


Um transtorno mental caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.


Um transtorno do desenvolvimento caracterizado, de maneira geral, por dificuldades nas áreas de comunicação e interação.


Um transtorno do desenvolvimento caracterizado por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.


Um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos.

Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

(  ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.

(  ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.

(  )  A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.

(  ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.

(  ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.

Marque a sequência correta:


V, V, V, V, F


V, V, V, V, V


F, F, V, V, V


V, F, F, V, V


V, F, V, V, V

A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:

 

I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.

II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.

III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.

IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.

V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.

Marque a sequência de afirmativas corretas:


II, III, IV e V apenas


III, IV e V apenas


I, II, III, IV e V


I, II, e V apenas


I, II, III e IV apenas

Em relação aos serviços da Educação Especial para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, o AEE representa serviço fundamental tanto dentro como fora da sala de aula; atua na eliminação das barreiras desde o acolhimento do estudante, o reconhecimento, a identificação das especificidades do quadro até a proposição de recursos e estratégias adequados para atender os estudantes com TEA. Assim, os profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado para esse público, devem:

Marque a ÚNICA opção correta:


Utilizar a metodologia ABA (Applied Behavior Analysis), fundamentais na teoria do aprendizado, baseado no condicionamento operante e reforçadores dos prejuízos sociais e funcionais das pessoas com TEA.


Organizar e efetivar o programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), de forma a tornar o ambiente mais compreensível, visando a independência e o aprendizado.


Disponibilizar um profissional de apoio escolar para cada estudante com quadro de TEA, para acompanhamento durante todo o período que o estudante estiver na classe comum.


Proceder com o diagnóstico do quadro de TEA e indicar sempre o acompanhamento por meio de terapias comportamentais, psicoterapias e psicofarmacoterapia.


Confeccionar e disponibilizar, sempre que necessário, recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa para acessibilidade comunicacional com auxílio do método PECS (Picture Exchange Communication System) que utiliza figuras e adesivos para facilitar a comunicação e compreensão ao estabelecer uma associação entre a atividade/símbolo.

Conforme estudamos nesse capítulo, as limitações nas habilidades adaptativas prejudicam as relações da pessoa com o ambiente e dificultam seu convívio no dia a dia por se constituírem áreas do comportamento adaptativo, ou seja, habilidades adaptativas. A AAMR (2006) define 10 habilidades adaptativas. Sobre a caracterização das habilidades adaptativas:

Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:

 

(  ) SAÚDE E SEGURANÇA: Habilidade de conhecer, compreender e seguir regras e leis, manutenção da saúde, prevenção de acidentes, evitar perigos, hábitos pessoais saudáveis, comunicar necessidades e preferências, interagir com a sociedade.

(  ) DESEMPENHO ACADÊMICO FUNCIONAL: Relacionada a aprendizagem escolar e habilidade cognitiva, relação direta com a vida da cotidiana: ler, escrever, utilizar conceitos básicos da matemática, ciências e geografia e noções sobre saúde e sexualidade. Envolve não apenas o desempenho na escola, mas os conhecimentos que contribuem para a maior funcionalidade na vida do indivíduo.

(  ) COMUNICAÇÃO: Envolve habilidade/capacidade de entender certas informações e transmiti-las utilizando: palavras escritas, faladas, gestos, expressão facial, movimento corporal, sinais, toque etc.

(  ) LAZER: Refere-se ao interesse sobre o lazer e tempo livre, participar de atividades de entretenimento individual e coletivo, comunicar preferências e interesses pessoais. Utilizar recursos e espaços de lazer em casa e na comunidade comportar-se adequadamente, comunicar e interagir com outras pessoas.

(  ) TRABALHO: Habilidades relacionadas com a realização de atividades/trabalhos na comunidade, comportamento social apropriado, conhecer horários, cooperar com as pessoas, iniciar e concluir tarefas, cumprir prazos, lidar com críticas, manejar o dinheiro, respeitar hierarquias, conhecer as próprias limitações e a dos colegas de trabalho, dentre outras.

Marque a sequência correta:


F, V, V, V, F


V, V, V, V, V


F, V, F, V, F


V, F, F, F, V


V, F, V, F, V

Conforme estudamos neste capítulo, foi possível perceber que as pessoas com Deficiência Física encontram diversas barreiras em seu dia a dia e nos diversos contextos com os quais interage. Na escola as barreiras dificultam e por vezes impossibilitam o acesso aos espaços e ao conhecimento, dentre as principais barreiras, são citadas aquelas que englobam situações mais difíceis de serem transpostas por estes estudantes e/ou por nós em relação a eles. Diante o exposto,

Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:

(  ) As barreiras arquitetônicas são fáceis de se identificar, porém deve-se considerar não somente a estrutura física, mas também a organização do espaço, disposição dos móveis e objetos que pode facilitar ou dificultar o deslocamento.

(  ) Cabe à sociedade promover a adaptação de mobiliários e materiais didático-pedagógicos, dispor adequações e flexibilizações para acessibilidade ao conteúdo e às atividades propostas.

(  ) As barreiras comunicacionais representam situações em que as informações não estão disponíveis para este público, seja porque não existem ou porque não são apresentadas de forma acessível.

(  ) As barreiras atitudinais representam maior impacto para a vida das pessoas, são atitudes que podem reforçar as outras barreiras, caracterizadas pelos preconceitos e os estereótipos.

(  ) Cabe à escola eliminar as barreiras para que as pessoas possam ter acesso aos serviços, lugares, informações e bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.

Marque a sequência correta:


V, F, V, F, F


V, V, V, V, V


V, V, V, V, F


V, F, F, V, F


V, F, V, V, F

A partir de todos os movimentos sociais e políticos que nos trouxeram ao movimento da Educação Para Todos, é inevitável perceber que se trata de uma crise de paradigmas, de uma ruptura com uma escola tradicional que adota métodos inflexíveis de ensino e aprendizagem para uma escola que deve aprender a receber e a ensinar de diferentes formas, para sujeitos diferentes e com diferentes especificidades. Uma escola para todos é uma escola que defende, EXCETO:


Equidade entre gêneros e educação para todos.


Combate à pobreza e educação digital.


Educação inclusiva e respeito às diferenças.


Justiça social e igualdade de direitos.


Igualdade entre todos e classes homogêneas.

Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas.  Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:

Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:

(  ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.

(  )  O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.

(  )  O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

(  ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.

(  ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

Marque a sequência correta:


F, F, V, V, V


F, F, F, V, V


F, F, V, F, V


F, V, V, V, V


V, F, F, V, V

A promulgação da LDB 9394/96, consolida os preceitos de uma educação para TODOS em um único sistema de ensino. Além disso, ela avança ao ressignificar e esclarecer sobre a Educação Especial.

Assim, sobre a compreensão que a LDB 9394/96 apresenta sobre a Educação Especial, é correto afirmar, EXCETO:


A Educação Especial se configura importante iniciativa na promoção da inclusão dos estudantes com deficiência, TEA e Altas Habilidades/Superdotação, por contribuir com seu desenvolvimento e aprendizado.


A Educação Especial representa a inclusão de todos na escola, e deve assegurar auxílio, serviços e recursos a todos os estudantes com dificuldades de aprendizagem. Ofertando sempre que necessário uma educação a parte e reforço escolar.


A Educação Especial é também um campo de conhecimento, responsável pela oferta serviços, recursos que assegure aos estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades, a acessibilidade aos espaços educacionais e ao currículo escolar.


A Educação Especial perde sua condição de substitutiva do ensino comum, e deve ser compreendida como modalidade transversal de ensino, que perpassa todos os níveis educacionais desde a Educação Infantil ao ensino superior


A Educação Especial é uma modalidade transversal de ensino, responsável pela oferta de serviços, conhecimentos e recursos necessários à inclusão escolar de estudantes com deficiência, TEA e Altas Habilidades/Superdotação.